Shoes: Pleasure and Pain – Exposição no Victoria and Albert Museum

Se tem uma coisa que encontramos muito em Londres é informação sobre Moda. Seja no street style, nos desfiles das semanas de moda ou nos eventos e exposições que acontecem o tempo todo e em vários pontos da cidade. E é claro que nesse momento existem algumas opções disponíveis pra quem gosta do assunto e essa semana eu fui conferir uma delas, a exposição “Shoes: Pleasure and Pain”, no Victoria and Albert Museum.
A exposição conta a história do sapato através dos anos em cerca de 200 pares que vão desde peças originárias do Egito até projetos mais elaborados de artistas contemporâneos. Nas peças em exposição é possível perceber o significado cultural de algumas delas e a evolução no desenvolvimento tecnológico ao longo dos anos.

Exposição_shoes_pleasure_and_pain

Exposição_shoes_pleasure_pain_2

Exposição_shoes_pleasure_pain_1Fotos: site do museu www.vam.ac.uk

Entre algumas peças estão um sapato de 1840 usado pela Rainha Victoria (a Rainha que inclusive dá nome ao Museu), um dos sapatos Jimmy Choo usado por Carrie Bradshaw de Sex And The City e o icônico sapatinho de cristal do filme Cinderela de 2015 (lindoooo!!!). E tem artista brasileira nessa exposição também. No meio de tantos designers ingleses está uma criação da artista brasileira Andreia Chaves, o “Invisible NakedVersion Shoe” (conheça mais sobre a peça aqui no site da artista). Além de um dos modelos da Melissa em parceria com a designer inglesa Vivienne Westwood.
Abaixo à esquerda o sapato da Rainha Victoria e a direita o Invisible NakedVersion Shoe.

Shoes_rainha_vitoria_invisible_shoes
Foto Invisible shoe: site Andreia Chaves

Uma parte da exposição é dedicada ao processo de criação dos sapatos, desde o desenho do modelo, tipos de materiais utilizados até a peça finalizada.

Exposição_shoes_pleasure_pain_confecção_de_sapatos
Exposição_shoes_pleasure_pain_confecção_de_sapatos_1
Fotos: site museu www.vam.ac.uk

O que mais me impressionou nessa exposição foi ver que algumas características que encontramos em alguns sapatos hoje já existiam há séculos atrás, foram apenas reinventadas. E a oportunidade de ver tantas peças antigas de perto também foi incrível.

E como todo bom museu, tem que ter uma lojinha né?! rs. E eu estou falando dela aqui só pra mostrar esse adesivo que vende lá, que é pra colocar na sola do sapato, legal né. É uma bobagem, mas dá um charmesinho vai rs.

Exposição_shoes-pleasure_pain_adesivo_sola_sapato

E como vocês devem ter notado, dentro da exposição não pode tirar foto, por isso usei fotos oficiais do site do museu. Mas ninguém resiste a um click escondido (nem eu, mas só tirei do sapatinho da rainha), e essas são algumas fotos que foram compartilhadas no Instagram com a #vamshoes.

Instagram_vam

Pra quem gosta de moda e de história acho que vale super a pena o passeio. Se estiver por Londres e quiser conferir, a exposição ficará aberta até 31 de janeiro de 2016. A entrada no museu Victoria and Albert é gratuita mas a exposição é paga e o ticket pode ser comprado no site do museu www.vam.ac.uk ou no dia, direto na entrada.

Ficaram com vontade de visitar a exposição também? Espero que tenham gostado.
Beijos

12 comments on Shoes: Pleasure and Pain – Exposição no Victoria and Albert Museum

  • Alline

    Ahhhh saudade dessa terrinha e desse museu lindo de morrer!!! Esse adesivinho é demais mesmo! Deveria ter comprado rsrs…Adorei o post
    Beijosss amiga

    • Livia Reis (author)

      Devia ter comprado mesmo né Alline. E fica a dica pra visitar o Museu todo também, que é lindo.

  • Fê Gonçalves

    Oi fiquei super na vontade de conferir a exposição. Amo sapatos e adoro história, seria o par perfeito! Aliás, adorei a ideia do adesivo, dá um super charme no sapato, esse de oncinha é lindo!! Demais o post e essa oportunidade de conferir a exposição, Li. Amei!! Beijos

    • Livia Reis (author)

      Oi Fe. A exposição vai até janeiro de 2016, quem sabe você não cosegue ver hein ;). bjs

  • Vera

    Também fiquei com vontade de visitar a exposição! Mas, tive a oportunidade de dar uma espiada, aqui. Obrigada por compartilhar.

    • Livia Reis (author)

      Olá Vera,
      Que bom que gostou de ver um pouco da exposição por aqui e obrigada pela visita.
      Beijos

  • Thaís

    Adorei o sapatinho de cristal! Fiquei curiosa e no final tinha a foto!! Ownnn muito fofo! Beijo!!!

  • Monica Salles

    Estarei em Londres em Nov/15 e com certeza vou visitar! Valeu pela dica, muito bom post. bjs

    • Livia Reis (author)

      Olá Monica, que bom que gostou da dica. Espero que goste da exposição e de Londres.
      Obrigada pela visita e espero te ver mais vezes por aqui. Bjs

      • Monica Salles

        Sim! Muito bacana seu blog! Eu sou consultora de imagem, se tiver mais algumas dicas para inspiração vou adorar! bjs

  • Joyce

    Que sonho <3
    Quando fui no Victoria and Albert ano passado, a exposição era de noivas.
    Os museus de Londres são OS MELHORES.
    =*

    • Livia Reis (author)

      Realmente Joyce, os museus de Londres são incríveis, principalmente o Victoria and Albert porque tem muita informação de moda.
      Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *